Home NerdZine 6 INDICADORES DE QUE POKÉMON GO É O JOGO DO ANO
6 INDICADORES DE QUE POKÉMON GO É O JOGO DO ANO
0

6 INDICADORES DE QUE POKÉMON GO É O JOGO DO ANO

413
0

Depois de tanta expectativa, Pokémon GO finalmente foi lançado! Até o momento o jogo está disponível em mais de 30 países e expandindo![1]

Com a proposta de tirar a Nintendo do buraco mais uma vez (sim, Wii, eu tô olhando pra você), o jogo já se mostra um sucesso mundial, onde quem tem não quer largar e quem não tem faz de tudo para ter. Sucesso esse que foi responsável por um aumento de 114% nas ações da Nintendo, e esse crescimento foi tão bem visto que até mesmo o palhaço Ronald já está pensando em fechar uma parceria com os criadores dos nossos monstrinhos favoritos.[2][3]

O curioso é que por anos a Nintendo tenta emplacar meios de fazer os gamers interagirem mais com o ambiente real, incentivando a atividade física e a movimentação durante a jogatina. Lembra do Pokéwalker? Wii? Power Glove? E justo agora, um dos lançamentos de maior sucesso da história da gigante, eles finalmente conseguiram fazer milhares de pessoas irem para as ruas, andarem e buscarem Pokémons no mundo real.
Será essa a ascensão da gigante adormecida? Será que eles irão dominar o mercado dos games mais uma vez como nos anos 90?

Mas afinal de contas, quanto sucesso Pokémon GO está fazendo?

1) NÚMERO DE DOWNLOADS

Até a presente data, o game já contabilizou mais de 15 milhões de downloads e é atualmente mais baixado diariamente do que Tinder.[4][5]

Screenshot_2016-07-06-20-24-542) TEMPO DE USO

O jogo já toma mais do nosso tempo do que todos os outros aplicativos aos que já estamos acostumados a usar diariamente há anos, como Facebook, WhatsApp, Messenger, Twitter e Snapachat. No topo das redes sociais mais usadas está o WhasApp com uma média diária de 30 minutos e 27 segundos, bem atrás dos 43 minutos e 23 segundos do Pokémon GO.[6]

Esses dois primeiros fatos sozinhos já nos indicam que tem mais pessoas interessadas em capturar monstrinhos de bolso virtuais do que socializar com os amigos (Facebook), acompanhar a vida das celebridades (Twitter), falar com a família (WhatsApp) e transar (Tinder).

3) USUÁRIOS ATIVOS

Comparado aos jogos mais populares em downloads, que dominam o mercado há quatro anos, Pokémon GO está se saindo mais do que bem, conseguindo ultrapassar, em número de usuários ativos, os veteranos Candy Crush, Draw Something e Sliter.io em apenas uma semana.[7] Nem a mãe Diná conseguiria prever uma dessas.

pokemongoporn4) POPULARIDADE

O assunto mais buscado na internet desde que inventaram a roda é o pornô, ou pelo menos era. Isso até Pikachu e seus amigos invadirem as telas de nossos celulares. Desde o início do lançamento do jogo na Austrália e Nova Zelândia Pokémon GO é mais pesquisado do que pornô em todo o mundo, e o YouPorn não perdeu a oportunidade de fazer uma brincadeira com o fato.[8]

5) RENDA

Em apenas uma semana de lançamento, o jogo supostamente já faturou mais de $14 milhões, com uma média estimada de $1,6 milhões diários, fazendo Pokémon GO tomar o primeiro lugar dentre os jogos mais rentáveis da atualidade.[9][10] Isso prova o quanto a Nintendo estava errados em resistir ao mercado de dispositivos móveis por tanto tempo, e que de fato o mobile é o futuro.

Screenshot_2016-07-06-15-37-156) APELO

Pokémon GO tem um apelo abrangente para vários públicos. De acordo com uma pesquisa publicada em 2013 por um grupo de psicólogos e cientistas da computação, devido à integração da realidade com o virtual que a Realidade Aumentada proporciona, o jogo consegue proporcionar uma imersão muito maior com o fantástico, mas ainda nos mantendo próximo ao mundo real, tendo assim um apelo muito grande principalmente com as crianças que se maravilham facilmente e tem um apego maior com a tecnologia. Já para os adultos existe o fator nostalgia, com um apelo de finalmente tornar realidade a fantasia dos anos 90: explorar o mundo afora para se tornar um mestre Pokémon.

Agora vamos aguardar chegar no Brasil!

E você? Também acha que a Nintendo quer dominar o mundo um treinador de cada vez? Nós vamos correr esse risco com o maior prazer! Afinal de contas, temos que pegar!

Fontes:
[1] Pokémon GO
[2] Nintendo duplica seu valor na Bolsa graças ao sucesso de ‘Pokémon GO’
[3] Pokémon Go Partnership With McDonald’s Is On, Source Says
[4] Report: ‘Pokémon Go’ downloads top 15 million
[5] Pokémon GO: The Data Behind America’s Latest Obsession
[6] ‘Pokémon Go’ beating Facebook, Tinder and Snapchat
[7] ‘Pokemon Go’ now the biggest mobile game in US history
[8] Google Trends
[9] Firm Estimates ‘Pokémon GO’ Has 7.5M Downloads, $1.6M Daily Revenue In US Alone
[10] Pokemon Go App Downloads and Revenue in Real Time
[11] Why Is Everyone Going Crazy Over ‘Pokémon Go’?

(413)

Nerdbloid Nerdbloid é uma rede de entretenimento e notícias que trata do universo mobile e vai mostrar que este é o futuro dos videogames. Casal que joga unido, permanece unido… até que os smartphones os separem.